Linha do Tempo
Nós somos aqui e agora. O passado é apenas um conjunto de memórias com emoções e suas respetivas cargas associadas gravadas na nossa mente numa linha temporal. Também o futuro, agora é apenas uma percepção daquilo que nos aguarda nessa mesma linha do tempo. Esta linha do tempo só por si tem várias características, e uma simples alteração a estas pode trazer grandes alterações na nossa percepção, emoção e visão de toda a nossa vida passada e futura.
Imaginemos uma linha do tempo com um ponto (momento) ao centro que corresponde à aprendizagem de uma fobia. De cada vez que a situação se repetia, o processo da fobia disparava e as ligações neurológicas deste processo fortaleciam-se. Imaginemos que agora, bem depois desse ponto, experimentamos a fobia sem tão pouco pensar no que estamos a fazer, é automático. Assim como a acontece com este cenário, também acontece com traumas, crenças, hábitos, comportamentos, pensamentos, etc. Agora imaginemos que podemos ir retirar ou alterar esse ponto dessa linha. O que acontece? Todo o processo que se segue ao ponto desaparece e se nos deparamos com a situação fóbica agora... não sabemos fazer a fobia. Desaprendemos o processo fóbico. Ou imaginemos que algures no seu passado aconteceu alguma situação em que "programou" um trauma...
Também em relação ao futuro existem mudanças. O futuro é apenas a continuação desta linha a partir do ponto "agora" e também é possível alterar e criar pontos, alterando assim expectativas, ansiedades e claro, a motivação. O que acontece? Irá fluir nesse sentido. Se já viu o filme "O Segredo", ou leu o livro, provavelmente já estará a relacionar os conceitos. A Linha do Tempo é a sua, não a dos eventos externos a si. Mas também é verdade que mudanças em nós, geram mudanças fora de nós...
As técnicas que trabalham a linha do tempo têm como base um dos princípios da programação neurolinguística: o mapa não é o território. O que significa que, o nosso mapa do mundo não é o mundo, é apenas a nossa percepção do mesmo. É através dessa percepção do mundo que vivemos as experiências da vida da forma que vivemos. Mudando o mapa (percepção do mundo) mudamos a nossa forma de viver as experiências da vida, e quando as mudamos no passado e na nossa expectativa de futuro, toda a nossa história, toda a dinâmica do nosso ser muda também, e desta forma nós mesmos mudamos a nossa relação com o mundo, e isso, muda a relação do mundo connosco também. O nosso mapa do mundo mudou.
Um coach é um treinador, não é um terapeuta. Mas porque o presente tem na nossa linha do tempo um passado e um futuro, é frequentemente útil viajar nesta linha. Os hábitos, comportamentos, medos, etc que temos hoje começaram algures lá atrás. E, apesar de saber que sem olhar para lá é possível mudar a nossa experiência presente e futura, acredito que para ser profundo e definitivo, às vezes é melhor dar lá um saltinho, não para reviver o que viveu, não porque seja preciso compreender o que experimentou, porque não é. É só assim um saltinho, daqueles que mudam tudo ;)
Já se deparou com situações de duas pessoas que passam pela mesma situação e a vivem de forma completamente diferente? Pois é, têm mapas diferentes, viveram o momento de formas diferentes e nenhum desses mapas é a realidade. O mapa é apenas a nossa representação da realidade.
A Terapia da Linha do Tempo foi criada em 1988 por Tad James, um dos primeiros Master Trainer de PNL certificado.
A Linha do Tempo é uma ferramenta que utilizo, quando adequada, dentro das sessões de Life Coaching. As sessões são sempre de Life Coaching mesmo que envolvam outras abordagens. É assim que me faz sentido.
Lyndie M.